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5 pontos negativos do marketing digital que sua empresa precisa superar
Com certeza você já ouviu falar ou conhece na prática o quanto o marketing digital, se bem trabalhado de forma estratégica, veio para aumentar a presença e as vendas da sua empresa com investimento menor em relação a canais tradicionais, como TV ou rádio.
Saiba, porém, que nem tudo no marketing digital são flores. Existem fatos que são ignorados pelas pessoas e marcas, seja por falta de conhecimento ou habilidade da equipe interna ou de uma agência digital. E tudo isso, somado à falsa expectativa de retorno rápido e barato, leva ao fracasso da estratégia de marketing digital.
Confira abaixo 5 pontos negativos que o marketing online está sujeito quando o planejamento e o desenvolvimento falham:
1 – É preciso investir no Marketing Digital
Marketing digital é mais que ter um website moderno e voltado a conversões, uma campanha no Google AdWords e uma página no Facebook. Essas ferramentas exigem um bom planejamento e execução que devem ser desempenhados por uma equipe preparada e com conhecimento.
Ter internamente essa equipe pode se tornar caro. Um profissional, por mais competente que seja, dificilmente vai conseguir gerir tudo isso e ter tempo para pensar numa estratégia mais eficaz. Muitas vezes, a saída que as empresas encontram é terceirizar os serviços com uma agência digital.
Além do valor de uma equipe ou de uma agência você terá de investir recursos em anúncios, como no caso do Google e Facebook, por exemplo. Ter uma verba mensal é imprescindível, pois, sem ela, você não conseguirá se conectar com o seu público-alvo de forma rápida e certeira. Sem contar que, com o número crescente de concorrentes se fortalecendo no mercado digital, a tendência é que os custos de cliques, impressões e aquisição de leads também aumente, exigindo um valor ainda mais alto em patrocínio.
2 – Marketing Digital é complexo e muda a toda hora
Mesmo para uma equipe capacitada e treinada o marketing digital e suas ferramentas de trabalho e análise não são tão simples como se pode pensar.
Planejar campanhas, bolar o melhor tipo de anúncio, lidar com erros e bugs de ferramentas, entre outros desafios, é algo rotineiro e que exige paciência e perseverança.
Outro fator importante é que novas ferramentas de auxílio para gestão de redes sociais e outras mídias são criadas regularmente e o analista/profissional precisa se manter atualizado, sob o risco de perder muito tempo em uma tarefa, o que pode comprometer o resultado final.
Isso falando somente com relação à parte de execução das atividades, algo mais concreto e que pode ser palpável.
Após esse trabalho vem o momento de saber lidar com os números, conferir se os indicadores realmente são os mais relevantes. E, com base nessas estatísticas, decidir se o melhor caminho foi o escolhido e se será mantido no próximo mês. Não foi correto, deu errado? Então continue lendo.
3 – Você vai errar no Marketing Digital, pode ter certeza
Trabalhar ações com marketing digital gera uma certeza: em algum momento vai perceber que as decisões tomadas não surtiram o resultado desejado, seja por falhas de processo, equipe (interna ou agência), com a estratégia ou por assumir um risco de fazer algo diferente para sair da zona de conforto.
Qual a saída? Não se desesperar. Se for o caso, assumir o erro junto ao seu público. Se não for esse o caso, avaliar o problema e aprender com ele. Use este momento para descobrir uma nova ferramenta, tentar um novo tipo de conteúdo, uma abordagem diferente, enfim, persistir.
É muito importante acompanhar a performance de cada campanha para saber o momento exato de pausá-la ou fortalecê-la.
4 – Não é tão fácil de medir o resultado no Marketing Digital
Que o marketing digital é mais analítico, gera mais dados exatos e acompanha em tempo real todas as campanhas realizadas é fato. Só que nem sempre é fácil calcular se o trabalho feito gerou um retorno sobre o investimento.
Em estratégias como Google AdWords, por exemplo, onde se sabe que determinado clique ou impressão gerou uma venda na loja online ou um contato no site, parece ser mais real calcular o ROI.
A questão é que em serviços mais de médio ou longo prazo, como SEO e marketing de conteúdo, nem sempre é rápido avaliar se o trabalho desenvolvido gerou um lead efetivo, uma compra ou melhorou a percepção da marca no mercado. Essas métricas podem parecer acertadas mais para frente, quando o volume e carga de trabalho tornaram-se sólidos e mais estáveis.
5 – Marketing Digital não é a salvação para problemas operacionais
Você tem poucos recursos, não está vendendo bem por causa da crise e vê no marketing digital a salvação para todos os seus problemas? Vai começar a investir e, do dia para noite, as vendas aumentarão surpreendentemente?
Ledo engano. Claro que o marketing digital, em termos gerais, tem um custo-benefício interessante, trazendo resultados quase que imediatos. Mas ele não vai resolver a qualidade do produto, a forma de entrega e outros gargalos.
Conclusão
O marketing digital é, sim, algo fundamental e um aliado de muito peso, mas ele precisa ser bem conduzido para propiciar um resultado que alcance as expectativas. Saber planejar, ter uma equipe ou agência qualificada, investir dinheiro, tempo, ser flexível, paciente e saber monitorar os resultados é uma ciência que exige muito esforço.