Blog
O email marketing continua sendo relevante para negócios online?
As mídias sociais devem reduzir ou acabar com a importância do email marketing?
A utilização das mídias sociais fez alguns pensarem que o email perdeu a importância como ferramenta de relacionamento com o cliente. Esqueçamos preferência de uso pessoal e consideremos que estratégias funcionam para relacionamentos de negócios.
É uma tendência comum tratar novas tecnologias ou equipamentos de forma privilegiada e achar que elas vão substituir integralmente as mais antigas. Isso acontece algumas vezes, mas, em outras, existe uma precipitação nessa expectativa. Já ouvimos falar do desaparecimento dos livros impressos, dos jornais, dos desktops e, até ontem, tudo ainda estava por aí.
É difícil vender revistas, jornais, programas de televisão sem notícias bombásticas. Por exemplo, esse artigo teria muito mais apelo se o título fosse: “É oficial, o email marketing morreu”. Talvez ainda mais se eu colocasse uma data... Somos assim, nossa atenção é muito requisitada e ela vai para quem oferecer mais. Pode ser que só consigam de nós a leitura da primeira linha, mas aí já podem dizer que conseguiram atrair nossa atenção.
O e-mail, por ser uma das atividades mais antigas da internet (se é que há coisas antigas na internet) tem a fama de ultrapassado e tem seu valor diminuído pelas excitantes possibilidades das tão atuais mídias sociais. O email marketing, apesar dessa carga de má vontade, continua sendo extremamente importante como estratégia de marketing digital e ferramenta de comunicação.
Modismo é para campanhas de publicidade, o marketing digital está tão vivo quanto sempre esteve e se já é velhinho, seguindo a estratégia cool da publicidade, ele não ficou antigo, ficou vintage. É bom para você, que estuda o que realmente funciona no marketing online, que os moderninhos fiquem considerando possibilidades importantes como out...
Não se iluda pensando que o contato via redes sociais vai, em curto prazo, superar o email marketing nas comunicações de negócios. Os motivos são vários e fortes:
• A maior parte do tempo que as pessoas despendem na internet o fazem verificando e-mails. Há 2 vezes mais contas de emails que de perfis nas redes sociais e, fora spam, são gerados 55 vezes mais e-mails que posts nas mídias sociais.
• A lista de dados de seu cliente é sua no e-mail marketing. Seguidores no Twitter, Facebook e outros são definitivamente importantes, mas não há nada que possa se comparar listas de cadastrados sob sua administração com as controladas pelas redes sociais.
• E-mail marketing já é tacitamente aceito como uma forma de se fazer negócios, ao passo que o marketing nas redes sociais ainda tem uma carga de intromissão, de interrupção de relacionamentos.
• O email marketing é uma ferramenta maturada, que está aí há décadas, com seu uso para negócios aprimorado ao longo do tempo. Ainda estamos aprendendo a trabalhar com as mídias sociais.
• No e-mail a “conversa” é mais pessoal e a mensagem pode ser facilmente personalizada, algo que dificilmente ocorre com comunicações de negócios nas mídias sociais.
• Pesquisas mostram que as respostas a propostas de negócios feitas por emails superam em muito os trabalhos nas mídias sociais.
Logicamente, há fatores negativos no email marketing, como:
• Os números assombrosos de spams remetidos, o que cria uma antipatia declarada com a estratégia. Empresas, inclusive grandes players, quando não mandam spams declaradamente, usam “parceiros” para fazê-lo. Isso aumenta enormemente a chance de uma mensagem autorizada, para um cliente cadastrado, cair na caixa de spam.
• Por vezes, nos cadastramos para receber mensagens de tantos remetentes que começamos a ignorar inclusive mensagens que nos interessavam.
• Não entenda essa constatação como descaso pelo marketing nas redes sociais. Não creio que haja , no momento, estratégia cujos resultados devam ser acompanhados mais de perto. Até tenho a convicção que essa realidade de email marketing mais importante que mídias sociais se inverterá com o tempo, mas, hoje, trocar o email marketing pelo trabalho nas mídias sociais, ou colocá-lo em segundo plano é temerário para seu negócio. O email marketing ainda vai ser por um bom tempo a mais importante estratégia de relacionamento com seu cliente.
• Acho que modismo ou ceticismo não são boas práticas para quem trabalha com marketing, e sempre reforcei que, na minha opinião, a melhor estratégia é usar todas as estratégias. Assim, não dispense o e-mail marketing, mas também estude muito e teste sempre o marketing nas mídias sociais.